quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um livro

Finalmente terminei de ler Dom Casmurro. Adorei! Adorei redescobrir Machado de Assim. Realmente o cara é o cara!!! Tudo para ser nada e é, sem sombra de dúvida um autor brilhante, atemporal e muito prazeiroso de se ler. Ainda não tenho opinião formada sobre a traição da Capitu, mas o que senti lendo-o é que me deu muita raiva pelo egoísmo de Bentinho. O próprio filho único mimado. Olha, gente assim prefiro que fique apenas nos livros mesmo.
Retirei do livro partes interessantíssimas, como diria José Dias.
  • "Não precisa correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de ir. "
  • " A vida é uma ópera e uma grande ópera"
  • "Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. "
  • "Ela amou o que me afligira,
    Eu amei a piedade dela."
  • "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti". Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca. "
  • "Capitu era mais mulher do que eu homem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário